Meza Bar

 Bares e Restaurantes / Publicado há 9 meses

 Meza Bar: sabor e criatividade em drinques e comidinhas

Desde 2008, o Meza Bar reúne o melhor do que se espera de um verdadeiro bar e preenche uma lacuna na boemia carioca. Une carta de drinques elaborada, ambiente confortável e descontraído, e opções de comidinhas que fogem do lugar comum. O grande diferencial é uma coquetelaria com jeito carioca, sem perder a qualidade: alegre, leve, colorida e autoral.

“Temos a coquetelaria no nosso DNA. A antropofagia é nosso método, o Tropical Pop nosso guia. Olhamos o que existe no mundo mas fazemos com a nossa cara, com nossa personalidade”, conta Fernando Blower, um dos sócios da casa ao lado da chef Andressa Cabral.

A bebida

A carta de drinques é fruto de estudo e experimentações de toda a equipe de bar e de parceiros. Sensorialidade e regionalismo ditam os mais recentes lançamentos da casa, denominados “Coleção Essência”, com onze drinques. “Buscamos inspiração nos ingredientes, na mistura de sabores fortes, na arquitetura, na cultura pop e na moda para oferecer para nossos clientes a experiência Meza Bar completa”, afirma Andressa Cabral.

Entre os destaques da Coleção Essência está o João Gato. Servido em um copo de barro, a bebida traz cachaça Nega Fulô em infusão de café, licor de café, melaço de cana, limão e fumaça de canela. Outro drinque que surpreende o paladar é o Tupi or Not?, feito com a mesma base do clássico Fitzgerald: gin em infusão de jambu, limão siciliano, xarope de açúcar e um toque de Angostura para equilibrar. No fundo do copo está uma esfera explosiva de jambu que deixa a boca levemente dormente.

Outras bebidas da carta já viraram verdadeiros clássicos, trazendo para o bar ícones de brasilidade. A mistura de frutas com especiarias é outro ponto alto. Não deixe de experimentar o Lemon Pepper (tequila El Jimador Blanco, Limoncello, licor 43, maracujá, limão siciliano e crosta de lemon pepper) e o Bonfim (Ketel One Vodka, abacaxi, cranberry, xarope de pimenta e topping de maracujá).

A comida

O cardápio do Meza é um capítulo à parte, com petiscos e potinhos, pratos em pequenas porções, para que se possa degustar mais de um e compartilhar. É comida de bar, mas criativa, saborosa e cheia de carisma. Alguns best-sellersda casa são os croquetes de perfil de cordeiro com pesto de hortelã e o bolinho de risoto de açafrão recheado de queijo e pesto de manjericão. Entre os potinhos, destaque para o picadinho na cerveja escura com arroz de amendoim, farofa crocante, ovo de codorna pochê e banana e o risoto de limão siciliano com mascarpone e minas padrão.

Ao longo dos últimos anos, a chef Andressa Cabral foi acrescentando pratos criativos e temperados por suas referências de africanidade e brasilidade. Um exemplo é o lamen da casa, onde o tucupi é utilizado no lugar do shoyo. O crocante de costela com molho de pequi é outro hit recente.

O ambiente

Localizado na esquina das ruas Capitão Salomão e Visconde Silva, na fronteira entre Botafogo e Humaitá, o belo casarão do início do século XX teve a fachada preservada para respeitar as características de sua época. Este é o primeiro de uma série de detalhes que valorizam o lugar. A decoração moderna e aconchegante, assinada por Ana Slade e Ligia Cury, o belo pé direito de sete metros, amplo bar, diferentes mesas e ambientes (o que inclui um jardim de inverno) fazem do Meza Bar um lugar sofisticado na medida certa, sem imponência.

Também vale destacar a escultura de garrafas iluminadas que compõe a parede do jardim de inverno e o painel de nove metros sobre o bar, com imagem da Baía de Guanabara no melhor estilo Pop Art. A trilha sonora é assinada pela Rádio Ibiza.

Em 2010, o gastrobar ganhou o prêmio Comer e Beber, da revista Veja Rio, e o prêmio Rio Show de Gastronomia, do jornal O Globo, ambos na categoria melhor drinque. Em 2011, abocanhou o bicampeonato no prêmio Rio Show de Gastronomia, também na categoria melhor drinque, e em 2013, ganhou o prêmio de melhor Pé-Limpo. Em 2014, o Meza Bar ganhou o prêmio Época – O Melhor do Rio com melhor drinque, dentro da categoria Bares.  Em 2015, Melhor Gastropub pelo Prêmio Época- O Melhor do Rio; e no ano seguinte, melhor carta de drinques pelo prêmio Rio Show, além do Prêmio de Melhor Carta de Bebidas da revista Prazeres da Mesa, repetido em 2017, 2018 e 2019.

Meza Bar – Rua Capitão Salomão, 69 – Humaitá || Telefone 3239-1951. www.mezabar.com.br || FB e instagram: @mezabar || 80 lugares || Noite de domingo a quinta das 18h à 00:30h e sexta e sábados das 18h às 02:30h ||  C/c.: Todos. C/d.: Todos. Voucher: os principais

 

 

 

  • CNPJ : 32.567.998/0001-05
  • Razão Social : Pirulitos Restaurante Eireli
Detalhes do Contato

Rua Capitão Salomão, 69, HumaitáRio de Janeiro,22271040 Mostrar número de Telefone ***** http://mezabar.com.br

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese