MUSICA BRASILIS

 Organizadores de Eventos / Publicado há 5 meses

Instituto Musica Brasilis – atuação

MUSICA BRASILIS tem como objetivo promover o resgate e difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros, dos quais grande parte está inacessível por falta de edições. Liderado pela cravista e Drª em Informática Rosana Lanzelotte, o conselho do Instituto conta com a consultoria do Dr. Manoel Aranha Corrêa do Lago, e com a participação da jornalista Ana Luisa Marinho, da compositora Jocy de Oliveira e da historiadora da arte Christina Raja Gabaglia Penna.

As ações do Instituto articulam-se em 3 eixos:

  • Portal www.musicabrasilis.org.br: disponibilidade de partituras, vídeos e jogos em torno de obras de compositores brasileiros. Com 15000 acessos mensais e 1500 partituras de 300 compositores, o portal se firma como um dos principais acessos aos nossos repertórios, suprindo uma grave lacuna, que atinge 80% dos mesmos.
  • Exposições interativas MUSICA BRASILIS: instrumentos, vídeos, jogos e instalações interativas mostram um panorama abrangente das práticas musicais brasileiras desde o descobrimento até os dias de hoje. Cinco edições já foram realizadas, com a curadoria de Rosana Lanzelotte e a participação de um time de pesquisadores: SESI-RJ (agosto e setembro de 2017), CCBB-BH (julho 2016), RIO 450 ANOS DE MÚSICA (Arenas Cariocas em 2015 e Espaço Tom Jobim em 2014), RIO MÚSICA (Centro da Música Carioca e, 2012 e 2013) (https://youtu.be/7ipOSFV-WGU).

  • Circuito BNDES Musica Brasilis: o patrocínio do BNDES desde 2009 possibilitou a realização de oito edições, com mais de 120 espetáculos em 30 cidades por todas as regiões do país, sempre com repertórios clássicos brasileiros.

Para além das realizações culturais, as iniciativas do Musica Brasilis propiciam ferramentas de apoio ao ensino de música, tornado obrigatório por lei federal em toda a rede básica de ensino.

MUSICA BRASILIS foi por três vezes agraciado com o Prêmio de Fomento às Artes da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2011, 2014 e 2016). Membro Institucional do ICOM – Conselho Internacional de Museus – e do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais -, o Instituto foi credenciado pelo programa UNV – United Nations Volunteers (http://unv.org), o que tem possibilitado a tradução do portal para outras línguas.

O Instituto tem entre seus parceiros a FUNARTE, Google Arts and Culture, SESI, SESC, Academia Brasileira de Música, Centro Cultural São Paulo e Instituto Antonio Carlos Jobim.

Por sua atuação, Rosana Lanzelotte recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio (2002) e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada pelo governo francês (2006).

 

  • Listing ID: 1833
  • CNPJ: 11.024.672/0001-53
  • Razão Social: INSTITUTO MUSICA BRASILIS
Detalhes do Contato

Rua Ministro João Alberto, 187Rio de Janeiro,22461-260 Mostrar número de Telefone ***** http://www.musicabrasilis.org.br

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese