Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

 Atrativos Turísticos / Publicado há 4 meses

PARQUE ARQUEOLOGICO E AMBIENTAL SÃO JOÃO MARCOS

 Sobre o Parque

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos é um espaço educativo e cultural de propriedade da Light mantido com o patrocínio da empresa e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O Parque representa o esforço do Instituto Light, idealizador do projeto, em preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da região do Vale do Paraíba Fluminense e reflete a missão da empresa de prover energia e serviços com qualidade e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.

O Instituto Cultural Cidade Viva é o proponente projeto e o Gestor do Parque desde sua concepção em 2008.

 

PROTOCOLO VISITA SEGURA

O Parque e a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Desde o início do enfrentamento aos desafios impostos pela Covid-19, a gestão do projeto do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em conjunto com seus parceiros estratégicos, manteve como prioridade a saúde, a segurança e o bem-estar de seus colaboradores
e visitantes. Respeitando sempre as normas estabelecidas para o combate à pandemia buscamos continuar a cumprir nosso papel social,
trabalhando incessantemente para que o Parque continue sendo um lugar de calma, refúgio, reflexão e promoção da saúde física e mental.
Visando reabertura gradual e segura do espaço, foi contratada consultoria de profissional da saúde com experiência em protocolos de biossegurança para eventos e atividades culturais. No bojo desses esforços o protocolo criado em 2020 foi reavaliado com o objetivo de reabrir o Parque com medidas capazes de assegurar ainda mais segurança, com uma comunicação mais efetiva com o usuário e o público em geral e processos de agendamento e monitoramento mais eficientes.

A saber:

  1. Foi realizado amplo estudo em diversos modelos de reabertura de museus, parques nacionais e equipamentos culturais no Brasil e no exterior;
  2. Foram levadas em consideração as principais exigências estabelecidas pela vigilância sanitária e pelo Ministério da Saúde;
  3. Foram levadas em consideração também as exigências divulgadas pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria Especial de Cultura, assim como também as exigências divulgadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) do Rio de Janeiro.
  4. Foi contratada consultoria de profissional da saúde com experiência em protocolos de biossegurança para eventos e atividades culturais.

 

Protocolo de reabertura gradual do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Preparamos um protocolo que, de forma gradual, visa a retomada das atividades do Parque.

O protocolo pode ser acessado no link abaixo:

https://saojoaomarcos.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Visita-Segura-Fase-03-2021.pdf

Vale lembrar que, desde a chegada da pandemia no Brasil, a equipe do Parque tem trabalhado na criação de novos produtos digitais culturais e educativos a fim de continuar a missão de salvaguardar a história e a memória da antiga cidade de São João Marcos, produzindo e compartilhando conhecimento sobre o tema.

Já foram atendidas 22 escolas, 1.225 alunos e professores com os produtos voltados para o Programa Educativo do Parque. Nas mídias sociais, os produtos digitais educativos e culturais disponibilizados somam, de maio a setembro, 489.890 impressões, 356.139 pessoas alcançadas e 60.861 envolvimentos.

 

COMO AGENDAR A VISITA AO PARQUE
Como fazer o cadastro e marcar o dia da visitação

O sistema de visitação leva em conta diversos aspectos, entre eles: o monitoramento das taxas de contágio e de letalidade por Covid-19 em nossa região e o avanço da vacinação. O número limitado de visitantes  assegura as melhores condições de segurança sanitária possíveis ao público, considerando a infraestrutura da sede do Parque e a capacidade de atendimento da nossa equipe.

Todo o processo de reabertura é respaldado por decretos da Prefeitura de Rio Claro e está em alinhamento com patrocinadores e autoridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Para mais informações, por favor envie mensagem para whatsapp: (24) 98178-1797 ou contato@saojoaomarcos.com.br.

O cadastro para solicitar visitação ao Parque será pelo site:

www.saojoamarcos.com.br/visitasegura.

 

ORIENTAÇÃO ESSENCIAIS AOS USUÁRIOS
Quanto à convivência na sede do Parque

• Só será autorizada a entrada no Parque de visitantes que tenham seu agendamento confirmado pela produção.
• As informações dadas no formulário serão conferidas pela equipe de produção, que poderá solicitar os documentos necessários para tal.
• Todos os visitantes, mesmo que vacinados, deverão usar máscaras em todas as dependências do Parque.
• Os visitantes devem obedecer as orientações de distanciamento seguro (pelo menos 2,0m) sinalizadas nas dependências do Parque.
• O visitante deverá levar máscara reserva caso seja necessária a troca durante sua permanência no Parque.

Quiosque

• O Quiosque São João Marcos estará funcionando, mas com menu limitado.
• Todos os pedidos serão feitos à mesa, não sendo permitida a ida de visitantes ao balcão do quiosque.
• Deverá ser respeitado o distanciamento das mesas e das cadeiras, não podendo o visitantes movê-las de lugar em hipótese nenhuma.
• Deverá ser respeitado o limite de pessoas por mesa estabelecido pela produção.
• Os visitantes deverão usar sacos plásticos para guardar as máscaras no momento da alimentação.

Centro de Memória

• Os visitantes deverão obedecer a capacidade total de ocupação dentro do Centro de Memória indicada pela produção.
• Os visitantes deverão obedecer à sinalização de distanciamento seguro (pelo menos 2,0m) fixadas no interior do Centro de Memória.
• Para maior proteção de todos, visitantes e colaboradores, todas as portas do Centro de Memória f icarão abertas. Proporcionando melhor ventilação do ambiente.

Ruínas

• Mesmo nas áreas abertas, como no circuito arqueológico, solicita-se guardar distanciamento de, pelo menos, 2 metros da pessoa mais próxima.
• Devem ser evitadas aglomerações nas ruínas.
• O uso de máscaras será obrigatório a todos, mesmo nos espaços abertos.

Banheiros

• Locais como banheiros tendem a ser ambientes com maior risco de contaminação, por isso a limpeza e desinfecção dos banheiros terão cuidados redobrados.
• Os banheiros serão higienizados pelo menos 3 vezes ao dia e ficarão interditados durante a limpeza.
• Só será permitida 1 pessoa em nossos banheiros por vez.

Saiba mais em: https://saojoaomarcos.com.br/visitasegura

  • Listing ID: 16429
  • Autodeclaração: Assumo o compromisso de aplicar em minhas rotinas, todas as recomendações e protocolos pertinentes à minha atividade, contidos nos mandamentos e seus anexos do SELO RIO DE JANEIRO TURISMO CONSCIENTE!
  • CNPJ: 02.403.554/0001-02
  • Razão Social: Instituto Cultural Cidade Viva
Detalhes do Contato

Parque - Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro/RJRio Claro,ICCV - 20090-010 / Parque - 27460-000 Mostrar número de Telefone ***** https://saojoaomarcos.com.br/

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese