Pousada Flor do Mar

 Meios de Hospedagens / Publicado há 12 meses

PROCEDIMENTOS DE PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19

Considerando o Decreto Municipal n.º 077/2020, de 31 de julho de 2020, que autoriza a reabertura das atividades de serviços de hospedagem em Paraty/RJ, a Pousada Flor do Mar reuniu orientações importantes para esse momento.

O conteúdo se preocupa primeiramente com a saúde pública, de profissionais, gestores e clientes dos negócios de meios de hospedagem e também com a necessidade de que o hóspede se sinta seguro neste ambiente e confiante para voltar a usufruir deste serviço sempre que precisar, durante a vigência destes procedimentos de proteção contra a COVID-19.

A partir da liberação gradativa e ainda restritiva do poder público municipal, é momento de informar acerca dos preparativos que ensejaram a reabertura da pousada, com especial atenção aos cuidados para enfrentamento da doença.

Foi preciso adaptarmos a rotina para a retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto. Foi também preciso nos convencermos e entendermos os novos hábitos de consumo, tendo em vista a garantia da saúde de todos.

Os procedimentos aqui adotados são um conjunto de boas práticas baseadas em protocolos e estudos validados por instituições e consultorias de referência no Brasil e que seguem relacionadas no final desse documento.

Alguns procedimentos são comuns a todos os colaboradores do serviço de hospedagem. Desta forma, asseguramos o seguinte:

  • Os funcionários estão familiarizados com as medidas de prevenção básica à covid-19, como a higiene das mãos, o distanciamento social de 2m, as normas de evitar tocar olhos, nariz e boca e etiqueta respiratória com o uso das máscaras.
  • São disponibilizados desinfetantes, como o álcool gel 70%, para as mãos perto de superfícies e objetos frequentemente tocados em áreas de uso comum e em áreas restritas apenas a funcionários.
  • Os ambientes são mantidos arejados, dando preferência à ventilação natural.
  • O uso de ar condicionado, sempre que possível, é evitado, mas independente do uso, a sua manutenção é realizada quando necessária e mantidos limpos e higienizados os filtros e dutos a cada semana.
  • As pessoas do grupo de risco e acima de 60 anos, assim como pessoas que residem com pessoas do grupo de risco não exercerão atividades de contato com o público direto.
  • Hóspedes acima de 60 anos, crianças de 8 a 12 anos, doentes crônicos, grávidas e mães puérperas não é recomendada a circulação nas áreas comuns da pousada.

HIGIENE DO MEIO DE HOSPEDAGEM

De forma geral, o ambiente (paredes e pisos), os equipamentos e os utensílios são frequentemente higienizados (borrifados, lavados e desinfetados). Para a desinfecção em geral utilizamos principalmente o álcool 70% ou a água sanitária, sendo diluída 20 ml para cada 1 litro de água.

CHEGADA

Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos.

Na entrada do estabelecimento será fornecido tapete umidificado com solução de água sanitária, cuja limpeza dos pés é obrigatória para adentrar ao estabelecimento.

O uso de máscaras para entrar no meio de hospedagem é obrigatório e caso o hóspede ou fornecedor, ou qualquer outra pessoa que necessite entrar, não as tenha disponível, poderá adquirir na própria pousada.

A temperatura de todos (hóspedes, colaboradores, fornecedores, etc.) será aferida no momento de sua chegada.

QUIOSQUE

Jornais, revistas e livros não estarão disponíveis temporariamente para evitar infecções cruzadas. As mesas, sofás e outros móveis que possam sugerir o uso compartilhado, se já ocupados por um hóspede, não poderão ser utilizados por outros hóspedes sem que ocorra o devido distanciamento social. Medida adotada para que se possa eliminar pontos de contato desnecessários entre eles.

O serviço de café da manhã coletivo não estará disponível.

Colaboradores e hóspedes terão acesso ao lavabo único para higienizar as mãos com água e sabão sempre que quiserem e necessitarem.

A capacidade de público do estabelecimento estará reduzida a 50% (cinquenta por cento), de modo que seja possível minimizar o contato.

RECEPÇÃO

Os processos de check-in e check-out online serão preferidos, mas caso se realizem de forma presencial, os detalhes serão discutidos por meios digitais (whatsApp, celular, e-mail, etc.), para que sejam breves e evitem o contato entre hóspedes e funcionário na recepção.

A aglomeração no check-in e no check-out não será permitida, mas caso ocorra de mais de um grupo buscar o atendimento, o distanciamento de 2m entre pessoas nas filas na entrada (check-in) ou na saída (check-out) deverá ser mantido. Adesivos no chão demarcação a distância mínima a ser obedecida e, quando necessário, o tráfego será direcionado, garantindo um distanciamento social seguro.

Será adotado o uso de viseiras individuais de acetato (tipo escudo) pelos funcionários na Recepção.

Aparelhos de telefone, mouses e teclados serão usados exclusivamente por um único funcionário, e serão desinfetados no início e ao fim de seu turno, no mínimo. Para facilitar a desinfecção, teclados de computadores e telefones serão cobertos com filme plástico, e trocados sempre que apresentarem qualquer ruptura ou defeito que dificulte a higiene.

A chave será colocada na bandeja, que também estará desinfetada, e desta forma entregue ao cliente.

O hóspede permanecerá com suas chaves de acesso até o check-out, quando as mesmas também devem ser entregues na Recepção, em local apropriado, e posteriormente desinfetadas antes de serem guardadas.

A desinfecção das chaves (com chaveiros apenas de plástico ou acrílico) será feita da seguinte forma: a) borrifado álcool 70% em pano multiuso limpo e exclusivo; b) pano com o álcool passado por toda a superfície da chave/chaveiro.

INFORMAÇÃO

Cartazes ou outros meios de comunicação com os procedimentos ficarão disponíveis para os hóspedes e colaboradores informando: “mantenha as mãos sempre limpas”; “Mantenha a Distância Mínima de 2 metros”; e “Use sempre a máscara”.

MANUSEIO DE BAGAGENS

O serviço de carregamento de bagagens estará temporariamente suspenso em função da pandemia.

SALA DE ESTAR

Fechada enquanto os casos de covid-19 persistirem.

BANHEIROS E ÁREAS COMUNS

A higiene dos banheiros será realizada antes da abertura, após o fechamento e, sempre que possível, dando especial atenção à desinfecção de: maçanetas, dispensers de toalhas de papel descartável, sabão líquido, álcool gel, acionadores de descargas de vaso sanitários e interruptores.

Álcool em gel 70% serão disponibilizados nas áreas comuns para uso dos hóspedes.

A cada saída de grupos, as áreas utilizadas serão higienizadas para o uso de outros hóspedes.

Após o uso das áreas comuns, todos os equipamentos, móveis e utensílios serão devidamente desinfetados para que outros hóspedes possam usufruir da mesma estrutura.

As maçanetas ficarão revestidas com filme plástico para facilitar a higienização.

QUARTOS

Os controles remotos da TV, ar condicionado e TV a cabo serão desinfetados e envolvidos em filme plástico, facilitando as próximas desinfecções.

Para facilitar a limpeza do quarto serão removidos todos os itens que podem ser considerados supérfluos, como tapetes, almofadas, cabides em excesso, revistas, blocos de anotações, canetas e lápis, etc.

As roupas de cama e banho estarão disponíveis nos quartos. As de cama serão trocadas a cada 3 (três) dias e as de banho a cada 1 (um) dia. Todas serão lavadas separadamente, conforme orientação prestada ao serviço terceirizado, sobre os cuidados necessários.

Tudo que estiver no quarto será trocado ou desinfetado entre um hóspede e outro; então, quanto menos itens, menor o trabalho, maior a segurança para os funcionários e hóspedes e maior a rapidez.

Alguns itens como ferro, tábua de passar roupa, travesseiros e cobertores extras serão fornecidos apenas quando solicitados.

O mini bar ficará vazio para que os hóspedes possam trazer seus itens a serem refrigerados. Snacks também não serão ofertados para compra e consumo.

A pousada não disponibilizará cardápio de produtos para consumo.

As maçanetas ficarão revestidas com filme plástico para facilitar a higienização.

O quarto desocupado ficará fechado por 24 (vinte e quatro) horas, esperando-se que a carga viral, caso presente, seja muito menor, para que após este prazo ocorra a higienização, amenizando os riscos de contaminação do funcionário responsável pela limpeza.

Ao entrar no quarto, o funcionário deverá abrir todas as janelas; e se possível, deixar o quarto arejado por 1 (uma) hora antes de proceder a limpeza.

Considera-se como limpeza do quarto a higiene do piso e a desinfecção de todas as superfícies de móveis e objetos, como armários, mesas, cadeiras, controles remotos de TV e ar condicionado, maçanetas, interruptores de luz, aparelhos de ar condicionado, televisores, cabides, minibar, cortinas e outros.

COLABORADORES

O colaborador sempre utilizará o uniforme completo, composto por camisa ou camiseta, calça comprida e calçado fechado.

Os colaboradores responsáveis pela higiene do quarto serão paramentados com macacão impermeável, botas plásticas e luvas de procedimento. Após o uso, os itens descartáveis serão colocados em sacos de lixo e recolhidos como lixo comum. O macacão plástico e a bota plástica serão retirados com todo cuidado, desinfetados e guardados para o próximo uso.

O uniforme será trocado diariamente.

Treinamentos frequentes serão realizados, especialmente sobre:

  • Higiene das mãos.
  • Utilização de máscaras.
  • Normas de distanciamento social e etiqueta respiratória.
  • Limpeza e desinfecção de superfícies frequentemente tocadas.
  • Uso de novos produtos de limpeza e desinfecção adotados pela empresa.
  • Procedimentos para a proteção da saúde e a segurança de funcionários, terceirizados e hóspedes.

A identificação e o monitoramento do estado de saúde dos colaboradores dar-se-ão a partir da observação ou entrevista individual diária, por exemplo, incluindo questões que abranjam a verificação do estado de saúde dos familiares que dividem o ambiente doméstico.

Caso sejam identificados funcionários com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, ou que apresentem sintomas antes de ingressar no ambiente de trabalho, os mesmos serão afastados.

Os trabalhadores deverão reportar ao gerente se estiverem doentes ou experimentando sintomas.

Qualquer pessoa (funcionário, hóspede ou empregador) que tenha tosse frequente ou febre (37,3 ºC ou mais) precisa permanecer em casa.

Os meios utilizados pelos colaboradores para chegar na empresa foram mapeados e informados os cuidados a serem tomados aos que utilizam transporte público, tanto na ida quanto no retorno para casa.

Os funcionários têm espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais. Cada colaborador está orientado a trazer o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho para que possam acondicionar os pertences em sacolas plásticas disponibilizadas pela pousada.

Os colaboradores estão orientados e devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho. Em nenhuma hipótese, uniformes, EPIs e máscaras serão compartilhados.

Sempre será garantida a limpeza e desinfecção dos locais de trabalho e áreas comuns no intervalo entre turnos ou sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro.

Um colaborador diferente será diariamente designado para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida.

Toda a equipe (colaboradores e empregadores) está consciente sobre todos os aspectos desta doença e que entendam seu papel para evitar sua propagação.

Hóspede, seja bem-vindo e nos ajude a garantir a proteção de todos!

REFERÊNCIAS

Decreto Municipal n.º 077/2020, de 31 de julho de 2020.

OPAS – Organização Pan Americana de Saúde – “O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?” Acessado em: 7/5/2020. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

OMS – Organização Mundial de Saúde – “Getting your workplace ready for COVID-19”. Acessado em 7/5/2020. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/getting-workplace-ready-for-covid-19.pdf?ua=1.

SEBRAE/PR – Manual de conduta segura para serviços de hospedagem na prevenção da covid-19.

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  • Autodeclaração: Assumo o compromisso de aplicar em minhas rotinas, todas as recomendações e protocolos pertinentes à minha atividade, contidos nos mandamentos e seus anexos do SELO RIO DE JANEIRO TURISMO CONSCIENTE!
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